quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Mapeando as Leis do Universo




Todos sabem que nada pode se mover mais rápido do que a velocidade da luz. Mas você já se perguntou o porquê dessa afirmação?

O que aconteceria se alguem - ou algo - atingisse a barreira da luz?
Por que isso não é possível?

Para poder responder, utilizarei alguns exemplos do cientista W. Daniel Hills;

Albert Einstein foi quem descobriu a resposta para essas perguntas, e para entendê-la é necessário entender antes sua famosa equação e = m c2.

e = energia
m = massa
c2 = velocidade da luz no vácuo ( o simbolo "c" vem do latim, da palavra celeritas, que quer dizer velocidade)

(é importante saber que todas as formulas, conceitos e termos científico, são apenas denominações diante raciocínios de observações do mundo, a fim de encontrar lógicas que funcionem através de experimentos. Aquelas que passaram por experiências e funcionaram tornam-se "leis fundamentais", sendo possivel serem repetidas o momento e quantas vezes for desejado. Por esta razão tornam-se uma verdade para a ciência)

A descoberta (Uma Lei Fundamental) de Einstein, para a surpresa de todos, foi que a energia e a massa são duas formas diferentes de medir a mesma coisa. O que acontece é que pouquíssima quantidade de massa equivale a uma quantidade gigantesca de energia.

A massa do proton, provém da energia liberada por "quarks" e "glúons"(elementos básicos que constituem a matéria), provando que a massa provém da energia. A energia pode ser convertida em partículas e vice-versa.

Energia removida é = a massa perdida.

A energia não pode ser criada e nem destruida. E a energia acumulada exibe massa.

A velocidade agindo sobre objeto faz com que a massa relativística aumente, o que é conhecido como "dilatação de massa".

Se medirmos energia e massa através do que os fisicos chamam de "unidades naturais" (quando c = 1), a equação ficaria e = m, o que significa apenas que energia e massa são a mesma coisa.

Medimos a massa em quilogramas (também pode ser medida em outras unidades) e a energia em joules (já que as grandezas de massa e energia são diferentes), e com essas medidas escreveríamos a equação assim: e = 90 000 000 000 000 000 m . Isso quer dizer que uma bateria carregada (que contém cerca de 1 milhão de joules de energia) pesa mais ou menos o, 0000000001 grama a mais que uma bateria descarregada.

Quando arremesso uma bola de beisebol, quanto mais rápido ela é atirada, mais pesada ela se torna. Usando a equação de Einstein, atirada a uma velocidade de cem milhas por hora (o que eu não conseguiria, mas um bom arremessador sim) a bola de
fato se torna 0,000000000002 gramas mais pesada - o que é bem pouco.

Mas imagine que você está em uma espaçonave. À medida que a velocidade dela aumenta, você está colocando mais energia na mesma ao acelerá-la, e assim ela se torna cada vez mais pesada. Em certo ponto (digamos quando atinge 90 % da velocidade da luz) a propulsão pelo motor se torna cada vez mais dificil , ela estando tão pesada.

E quanto mais ela se aproxima da velocidade da luz, menor é o retorno obtido pois quanto mais energia a nave tem, mais pesada se torna e mais energia requer para aumentar minimamente sua velocidade,e assim por diante.

Mas os efeitos dentro da nave ( e em quem está nela) são ainda piores. Tudo está acelerando, adquirindo mais energia e se tornando mais pesado. Com isso, você e todo o equipamento da nave se tornariam bastante lentos.

Seu relógio que pesava algumas gramas pesaria cerca de 40 toneladas. A mola dentro dele, entretanto, não se tornou mais forte, e o relogio se torna tão lento que seus ponteiros demoram cerca de uma hora para mover um segundo.

E com o relógio biológico do seu cérebro não é diferente. Você não percebe, porque seus neurônios estão mais pesados e seus pensamentos tão lentos quanto seu relógio de pulso. Na sua perpepção, o relógio está na mesma velocidade de antes, o que é chamado pelos físicos de "contração relativístiva de tempo".

O maquinário do motor da nave também se torna mais lento, e a nave se torna mais pesada quanto mais você se aproxima da velocidade da luz, e daí passando para pior.

Quanto mais perto de atingir a velocidade da luz,mais dificil se torna o aumento da velocidade, e com a nave cada vez mais lenta e pesada, isso acaba tornando-se impossível.

Em certo momento, sempre tornará-se cada vez mais dificil ultrapassar a barreira da luz.
E não importa o quanto tente, você simplesmente não conseguirá.


Não existe nenhuma entidade mística ou sobrenatural em relação à velocidade da luz, simplesmente as leis fundamentais e naturais do Universo não nos dão capacidade para fazer tal ato - ultrapassá-la .


Não sei se adiantaria algo ultrapassar a velocidade da luz (a não ser a capacidade de percorrer distâncias em altíssima velocidade), já que estaremos em total ausencia de luz... mas talvez exista alguma propriedade além de luz, e isso seria interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário